Peri é um personagem fictício da obra "O Guarani" do escritor brasileiro José de Alencar. A obra é considerada um dos maiores exemplos da literatura indianista do Brasil e é amplamente estudada até hoje.
Peri é descrito como um jovem guerreiro indígena, valente, corajoso e forte. Ele tem interesse amoroso Ceci, jovem com características europeias, os quais contam no romance de forma épica como surgiu o povo brasileiro, que seria a mistura do índio com o europeu. Isso tudo com interesse nacionalista. Peri é descrito como um guerreiro e termos da cultura europeia são usados para engrandecê-lo na obra.
Isso também para esconder, de certa forma, o fato de que muitas índias eram estupradas pelos europeus, o que não daria a nós brasileiros uma origem tão épica e gloriosa como ele retrata em sua epopeia indianista.
Além disso, Peri é apresentado como um servo que tudo faria por Ceci.
Peri é retratado como um personagem forte e corajoso, disposto a lutar por Ceci. Ele é um dos mais populares personagens da literatura brasileira e é usado para explicar a origem miscigenada do povo brasileiro na tentativa Alencariana de dar uma origem épica ao brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário