segunda-feira, 23 de junho de 2025

Resenha do texto “Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas”

 No texto “Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas”, a autora Solange T. Ricardo de Castro aponta, no resumo, que o objetivo de seu trabalho é “discutir os resultados de oportunidades de aprendizagem, oferecidas a professores de inglês da rede pública estadual, na reconstrução de suas concepções de linguagem”.

Afirma ela que o que se discutirá são as mudanças nas concepções de linguagem de tais professores. Em seu brilhante texto, o qual está dividido em partes: Introdução, Ações Docentes no Módulo, Concepções de Linguagem, Considerações Finais e Processo de reconstrução do conhecimento do professor, a autora apresenta, neste último, a sua opinião de que há um papel crucial, para a mudança no modo de pensar do docente, na mediação pela palavra.

Nesse trabalho a autora analisa resultados de oportunidades de aprendizagem que foram construídas como parte de um curso de formação em serviço para professores de inglês.

Segundo a autora, sempre perspicaz, a mediação pela palavra tem papel crucial, nas situações de aprendizagem em que o professor participa e, nas quais, acontece uma alteração no sistema de pensamento do professor.

Castro expõe que nesse processo, o professor re-elabora seu conhecimento e modifica seus conceitos de linguagem e de aprendizagem. A autora cita Vygotsky, apontando a importância da coexistência entre conhecimentos adquiridos pela prática e conhecimentos técnicos. Isto, evidentemente, torna seu texto mais fidedigno.

Ela expõe que foi possibilitado aos professores-alunos durante as aulas: a discussão das teorias de linguagem e de aprendizagem de línguas e a elaboração de planos de aula.

A autora descreve em seu texto que, nas discussões, foi contraposto com as visões dos professores a visão sociointeracionista da linguagem. Os planos de aula, descreve ela, foram elaborados e, na terceira semana de aulas, eles foram re-elaborados por causa das “discussões teórico-práticas”. Pois o objetivo do curso era formar um professor reflexivo, acredita ela.

Como resultado do curso, a autora nos aponta que os professores-alunos apropriaram-se de uma visão sociointeracionista da linguagem, o que significa que responderam bem aos estímulos do curso.

Castro nos apresenta duas visões que os professores tinham: a visão funcional e a estrutural. Ela nos aponta como o curso foi bem sucedido com os professores de inglês, deixando para trás essas concepções.

Isto nos prova que é realmente um trabalho que merece ser lido, especialmente pelos professores e pelos estudantes de letras. É um trabalho que nos mostra a importância de se ter uma visão mais adequada da linguagem e da aprendizagem.

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